quinta-feira, 25 de junho de 2026

Parnahyba embarca para decisão contra o Águia de Marabá pela Série D

O Parnahyba iniciou, nesta quarta-feira, a sua viagem rumo ao confronto decisivo contra o Águia de Marabá, válido pela partida de volta da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na bagagem, além da vantagem construída em casa, o Tubarão leva um forte sentimento de responsabilidade e foco total para carimbar a vaga na próxima etapa.

O duelo carrega um peso enorme para o futuro do clube. Caso confirme a classificação, o time piauiense não apenas segue vivo na briga pelo acesso, mas também assegura o seu calendário nacional com uma vaga garantida na Série D do próximo ano. Entre os atletas, o clima é de otimismo comedido e confiança no trabalho realizado.

Após vencer o jogo de ida por 2 a 1 no litoral piauiense, com gols marcados por Kecinho e Eric, o Parnaíba joga pelo empate. No entanto, o técnico José Augusto já adiantou que a equipe não vai se retrancar em solo paraense. O comandante prega o equilíbrio para neutralizar os pontos fortes do adversário.

“Não podemos recuar muito o time, e também não podemos atacar de forma desordenada, até porque temos o placar a nosso favor. O adversário é muito forte no contra-ataque, é uma equipe reativa e que toca bem a bola”, avaliou o treinador.

A receita para voltar com a classificação na bagagem envolve uma forte disputa no setor de meio-campo: 1) Manter a postura competitiva da primeira partida; 2) Ganha as disputas de primeira e segunda bola; 3) Controlar o ritmo do jogo e manter a inteligência emocional.

“É um jogo difícil, mas estamos acostumados com o cenário da Série D. Nosso mental precisa estar muito forte e inteligente para fazermos uma grande partida”, completou José Augusto.

Ainda que o Tubarão precise decidir a vida longe de seus domínios, a força das arquibancadas de Parnaíba se fará presente de forma espiritual. O comandante azulino fez questão de agradecer o apoio em massa recebido no último domingo e convocou o torcedor para uma corrente positiva.

“O torcedor é o setor mais importante de um clube, ainda mais de um clube centenário como o Parnaíba. Eles não estarão lá fisicamente com a gente, mas pedimos, encarecidamente, esse pensamento positivo. Isso nos ajuda a fazer um grande jogo e a trazer essa classificação para eles”, finalizou o técnico.

Fonte: PCN

Prédios desabam após terremoto de magnitude 7,5 atingir a Venezuela

Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu a Venezuela na noite desta quarta-feira (24), provocando danos significativos em prédios situados em Caracas e levando autoridades internacionais a emitirem alertas de tsunami para áreas do Caribe.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu às 19h05 (horário de Brasília). O epicentro foi localizado a cerca de 23 quilômetros ao sudeste de Yumare, no território venezuelano. O fenômeno teve profundidade de apenas 10 quilômetros, característica que o classifica como um terremoto superficial e que costuma aumentar o potencial de destruição nas regiões próximas ao epicentro.

Na capital Caracas, o abalo provocou o desabamento de edifícios e causou pânico entre os moradores. Muitas pessoas deixaram prédios às pressas e permaneceram nas ruas por receio de novos tremores. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostraram grandes nuvens de poeira se espalhando por áreas movimentadas da cidade após os colapsos.

O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, informou que o terremoto foi percebido em diversos estados do país. Segundo ele, a região de Altamira, em Caracas, registrou situações consideradas preocupantes, com imóveis residenciais e edifícios apresentando danos. O ministro recomendou que a população evitasse retornar às construções afetadas devido ao risco de novos desabamentos.

Relatos reunidos pelo portal venezuelano Efecto Cocuyo apontam que vários prédios da capital sofreram danos severos. Até o momento não há confirmação oficial sobre mortos ou feridos em decorrência do desastre.

O impacto do terremoto também gerou preocupação em outros países da região. O Sistema de Alerta de Tsunamis dos Estados Unidos emitiu avisos preventivos para Porto Rico e as Ilhas Virgens Americanas. Informações divulgadas pela Reuters indicaram ainda risco de ondas perigosas para Aruba, Curaçao, Bonaire e as Ilhas Virgens Britânicas.

Os efeitos do tremor ultrapassaram as fronteiras venezuelanas. Moradores da Colômbia relataram ter sentido o abalo, e alguns edifícios chegaram a ser evacuados em Bogotá como medida de precaução. No Brasil, moradores de Manaus também afirmaram perceber os reflexos do terremoto.

Segundo informações da agência EFE, o último evento sísmico de intensidade semelhante registrado na Venezuela ocorreu em 2018. Na ocasião, um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o estado de Sucre e foi sentido em pelo menos dez países da região, incluindo Brasil, Guiana e diversas ilhas caribenhas.
Fonte: GP1

ANIVERSÁRIO PARAÍBA, TÁ CHOVENDO OFERTAS!

Estudos revelam que classes mais pobres do Brasil diminuem de 34% para 19,4% em 2025

As estatísticas estão mostrando que as camadas mais pobres da população brasileira- aquelas que compõem as faixas D e E dos habitantes do país, que vivem em domicílios com rendas de até R$ 760 por pessoa-, estão diminuindo de tamanho, mas ainda somam um contingente expressivo de 41 milhões de humanos.

Os dados da Consultoria 4Intelligence, divulgados ontem, dão conta de que em 2025 o percentual dos integrantes das faixas D e E era de 19,4%, contra 34% registrados em 2021, em meio à pandemia da Covid-19. Atualmente, os percentuais são os menores da história, desde que a consultoria passou a monitorá-los em 2012.

O trabalho eleborado pela 4Intelligence, e agora revelado, expressa que a melhoria desses percentuais, alcançando-se o menor contingente de brasileiros nas faixas inferiores de renda, está diretamente relacionado à melhoria do mercado de trabalho, com  o desemprego atingindo os menores índices históricos, caminhando para um quadro de pleno emprego.

Além disso, soma-se um conjunto de ações constantes dos programas governamentais de transferência de renda, com expressivo destaque para o Bolsa Família, que contribuíram para a redução  dessas parcelas da população , e para que milhares de famílias migrassem para  faixas de renda mais elevadas, além do que cerca de 5,7 milhões de famílias (correspndendo a mais de 15 milhões de pessoas) deixassem o Programa de Combate à Fome, com elevadas somas integrando-se ao mercado produtivo.

Na outra ponta da pirâmide, apesar da melhoria de vida das pessoas mais pobres, a classe A teve também  elevada a sua participação no bolo econômico do país, passando de 2,7%, de 2012, para 3,8% em 2025. Nessa faixa estão todos aqueles com renda superior a R$ 7.989 por pessoa, um conjunto humano formado por mais de 8 milhões de brasileiros.

Pelo tempo decorrido, considerando-se que a comparação da elevação de renda entre os mais pobres se deu entre 2021 e 2025, verifica-se, felizmente, que o fortalecimento das camadas de baixa renda está tendo maior peso e velocidade do que entre os mais ricos.

Observa-se, por exemplo, que o percentual de domicílios na classe A cresceu de 3,9% para 4,9%, em 13 anos, enquanto nesse intervalo os domicílios das classe D e E recuaram de 25,3% para 15,8%.

Esses demonstrativos, conforme os analistas, têm a leitura de que a economia do país anda em bom caminho, no qual é possível gerar mais ganhos para os bem estabelecidos economicamente - os que formam as classes A e B_, mas que o andar de baixo deixa de ser um fundo sem poço para se transformar, com programas e ações consistentes e bem orientados, uma oportunidade para que as pessoas também possam melhorar de vida. Onde todos estão ganhando.  E é isso que está acontecendo. 

Mesmo diante desses fatores positivos, é necessário que os programas oficiais de amparo os mais vulneráveis e que as condições de trabalho para pequenos e médios empreendedores ganhem mais impulso, pois as diferenças de rendimento domiciliar ainda são gritantes no Brasil. 

Em 2025, o rendimento domiciliar per capta médio foi estimado em R$ 453 por pessoa nas classes D e E. Enquanto isso, na classe A, o valor chega a nada menos do que 31 vezes ao valor superior registrado entre as famílias dos andares inferiores, somando R$ 14.214 por pessoa nesse grupo privilegiado.

A maior parte da população brasileira está concentrada na classe C (subdividida em C2 e C1), representando cerca de 56% dos brasileiros, com renda média, em 2025, estimada em R$ 1.140, (classe C2) e R$ 1.991, (C1).

Parnaíba intensifica combate ao descarte irregular de lixo com multas de até R$ 5 mil

Parnaíba intensificou o combate ao descarte irregular de lixo em diversos pontos da cidade. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Defesa Civil, instalou placas de advertência e ampliou as ações de fiscalização para coibir uma prática que provoca transtornos à população, favorece a proliferação de doenças e compromete a imagem urbana do município.
A iniciativa busca conscientizar moradores sobre a destinação correta dos resíduos e atender a uma demanda recorrente da população por uma cidade mais limpa. As medidas contemplam tanto áreas atendidas pela coleta regular quanto locais onde o acesso ao serviço ainda enfrenta dificuldades.

De acordo com o secretário Felipe Silva, existe uma atuação conjunta com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para identificar infratores e aplicar penalidades nos casos de reincidência. As multas podem chegar a R$ 5 mil para quem for flagrado descartando resíduos ou mantendo acúmulo de lixo em áreas públicas.

Em alguns pontos, os resultados já são percebidos. Na Rua Transtabuleiro, por exemplo, a combinação entre sinalização, fiscalização e monitoramento por câmeras contribuiu para reduzir o problema. O mesmo ocorreu em um trecho da Rua Anhanguera, na região do Balão da Guarita.
Apesar dos avanços, locais como a Avenida Padre Vieira ainda registram descarte frequente de lixo e entulho. A Prefeitura orienta que a população denuncie irregularidades por meio do telefone (86) 99506-7109, permitindo que as equipes realizem a verificação e adotem as medidas cabíveis.

Fonte: Daniel Santos/PCN

Brasil bate a Escócia por 3 a 0 e avança para a próxima fase da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira está classificada para o mata-mata da Copa do Mundo de 2026. O Brasil confirmou o favoritismo e venceu a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada do Grupo C, garantindo a liderança da chave e a vaga na fase eliminatória do torneio.
Com dois gols de Vini Jr e um de Matheus Cunha, a equipe comandada por Carlo Ancelotti chegou à segunda vitória no Mundial, fechou a primeira fase com sete pontos e avançou em primeiro lugar no grupo.

Vini Jr decide, e Brasil constrói vitória com autoridade
O Brasil abriu o placar com Vini Jr após pressão na saída de bola da Escócia. Rayan roubou a posse de McKenna dentro do campo de ataque e rolou para o camisa 7, que limpou o goleiro Gunn e empurrou para a rede. Ainda no primeiro tempo, Vini Jr ampliou o placar.

O terceiro gol teve participação decisiva de Bruno Guimarães. O meio-campista invadiu a área escocesa, cortou a marcação e deixou Matheus Cunha praticamente sem goleiro para ampliar a vantagem brasileira.

Brasil fecha fase de grupos com sete pontos e vai ao mata-mata
Depois do empate por 1 a 1 com Marrocos na estreia e da vitória por 3 a 0 sobre o Haiti na segunda rodada, a Seleção Brasileira encerra a fase de grupos com sete pontos e confirma a liderança do Grupo C.

A classificação em primeiro lugar tem peso importante no novo formato da Copa do Mundo de 2026, já que pode render um caminho mais favorável nos cruzamentos do mata-mata. O Brasil agora aguarda a definição do adversário na próxima fase. 

Neymar volta a campo
Outra novidade no jogo foi Neymar. Recuperado de uma lesão na panturrilha direita, o camisa 10 retornou aos gramados em um Mundial, porém não marcou.

Com a entrada em campo, Neymar alcançou uma marca histórica: chegou ao 14º jogo de Copa do Mundo usando a camisa 10 da Seleção Brasileira e igualou Pelé e Rivaldo no ranking de jogadores brasileiros com mais partidas de Mundial vestindo o número mais simbólico da equipe.

O próximo adversário do Brasil será o 2º colocado do Grupo F. No momento, o Japão, mas a disputa está aberta com Holanda e Suécia. O próximo jogo será segunda-feira, dia 29/06, às 14h, em Houston.
SBT News

Chuva intensa surpreende moradores e interrompe programação na Beira-Rio em Parnaíba

Embora o mês de junho costume registrar as últimas precipitações da temporada chuvosa no litoral piauiense, a forte chuva que atingiu Parnaíba e parte da região na tarde, noite e madrugada desta quinta-feira surpreendeu moradores pelo grande volume de água acumulado em poucas horas.
A precipitação, considerada atípica para o período, deixou muita gente impressionada e provocou transtornos em alguns pontos da cidade. Na Avenida Beira-Rio, onde uma multidão acompanhava a transmissão da partida da Seleção Brasileira contra a Escócia pela Copa do Mundo, o público precisou deixar o local temporariamente em busca de abrigo devido à intensidade da chuva.

Após uma breve estiagem, a chuva voltou a cair durante a madrugada, reforçando a sensação de mudanças no comportamento climático da região.

Recentemente, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto a possibilidade de chuvas esporádicas para o período, mas a intensidade do fenômeno chamou a atenção dos parnaibanos.
Blog do Pessoa

MULTISERV - SEGURANÇA GARANTIDA PARA O SEU LAR!

CERCA ELÉTRICA, CONCERTINA, CÂMERAS, INTERFONE, MOTOR DE PORTÃO, VIDEO PORTEIRO E MUITO MAIS... FAÇA SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO (86) 9 9585-2008

Suplente de Ciro declara apoio a Marcelo Castro e amplia dobradinhas MDB/Progressistas para o Senado

O encontro do ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano (Progressistas), e seu grupo político  com o emedebista ocorreu nesta quarta (24).  A liderança de oposição e seu grupo político anunciaram apoio à pré-candidatura à reeleição de Marcelo Castro (MDB) ao Senado.

O encontro ocorreu na residência de Gil Paraibano, que é 2º suplente do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. Entre os presentes no diálogo político, o vereador de Picos, Afonsinho.

Em vídeo gravado para as redes sociais, ao lado de Gil Paraibano e do vereador Afonsinho, Marcelo Castro agradeceu o apoio e relembrou a parceria com o ex-prefeito do município em eleições anteriores. "Nossa amizade é de longa data, e vamos continuar juntos, trabalhando sempre para desenvolver nossa cidade de Picos. Somos da turma do trabalho", disse o senador.

Já Gil Paraibano retribuiu as declarações. "Em primeiro lugar, Marcelo, está a nossa amizade. Desde quando você foi candidato, nunca deixei de votar no senhor. Voto no senhor com as duas mãos", afirmou. Em Picos a dobradinha Marcelo Castro/Ciro Nogueira conta com apoio da oposição e situação no município. Na foto, Marcelo Castro, Gil Paraibano e o vereador Afonsinho (Progressistas).

Fonte: Tempo Real

Homem é encontrado morto às margens de lagoa na zona rural de Buriti dos Lopes

Um homem identificado como José Elson Carvalho Ribeiro, de 46 anos, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (23), às margens de uma lagoa localizada no povoado Branquinhas, zona rural de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí.
De acordo com informações da Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 14h30 e, ao chegar ao local, constatou a veracidade da ocorrência. A vítima foi identificada e, diante da situação, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a remoção do corpo e os procedimentos periciais necessários.

Segundo relatos de familiares, José Elson havia saído de casa durante a manhã apresentando sinais de embriaguez. Os parentes informaram ainda que ele sofria de crises convulsivas. As circunstâncias da morte serão investigadas pelas autoridades. Inicialmente, o caso apresenta indícios de possível afogamento, hipótese que deverá ser confirmada ou descartada após a conclusão dos exames periciais. A investigação ficará sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes.

Fonte: Portal do Rurik

Gracinha Mão Santa cobra melhorias nos serviços de água, energia e saúde para a população

Durante discurso na Alepi, a deputada também defendeu maior acompanhamento de contratos e obras públicas.
A deputada estadual Gracinha Mão Santa (MDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta terça-feira (23), para cobrar maior eficiência na prestação de serviços públicos e defender uma atuação mais rigorosa dos órgãos de fiscalização em áreas consideradas essenciais para a população.

Durante discurso, a parlamentar chamou atenção para problemas relacionados ao abastecimento de água e ao saneamento básico, principalmente em municípios do Norte do estado. Segundo ela, é necessário ampliar o acompanhamento dos contratos e garantir que os investimentos previstos sejam executados de forma transparente e dentro dos prazos estabelecidos.

Outro tema abordado foi o fornecimento de energia elétrica. Gracinha cobrou melhorias no atendimento prestado pela Equatorial Piauí e defendeu respostas mais rápidas às demandas da população. A deputada afirmou que moradores de diversas regiões enfrentam dificuldades relacionadas ao serviço e precisam de soluções efetivas para os problemas registrados.

Na área da saúde, a parlamentar manifestou preocupação com falhas no atendimento e destacou a importância de acompanhar de perto obras, reformas e investimentos realizados na rede pública. Para ela, os recursos destinados ao setor devem resultar em melhorias concretas para os usuários do sistema.

Além das cobranças, Gracinha também ressaltou a importância da preservação das manifestações culturais do estado. A deputada destacou o papel das festas juninas, quadrilhas e demais celebrações populares na valorização da identidade cultural do povo piauiense.

Ao encerrar o discurso, a parlamentar afirmou que o período final do mandato exige ainda mais dedicação dos representantes públicos e reforçou o compromisso de continuar levando à Alepi as principais demandas da população e cobrando providências dos órgãos responsáveis.

Fonte: Lupa1

Azul vai retomar voos entre Parnaíba e Belo Horizonte

A Azul Linhas Aéreas anunciou a retomada dos voos entre Parnaíba, no litoral do Piauí, e o Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A operação será reiniciada em novembro deste ano, com vendas de passagens abertas a partir de 14 de julho.

A nova rota contará com dois voos semanais em cada sentido, às quartas-feiras e aos sábados, em horários que ainda serão divulgados pela companhia. Os voos serão realizados com aeronaves Embraer E195-E2, que possuem capacidade para transportar até 136 passageiros.

A reativação da ligação aérea é resultado de uma parceria entre a Azul e o Governo do Piauí, com o objetivo de fortalecer a conectividade do estado e impulsionar o turismo e a economia da região litorânea.

Segundo a companhia, a conexão com Confins é estratégica por se tratar de um dos principais centros de operações da Azul no país. A partir do aeroporto mineiro, os passageiros terão acesso facilitado a dezenas de destinos nacionais e internacionais atendidos pela empresa.

Para os turistas, a retomada da rota amplia o acesso ao litoral piauiense, especialmente ao Delta do Parnaíba e demais atrativos da região. Já para os moradores do estado, a nova operação oferece mais opções de deslocamento para diferentes regiões do Brasil.

“A Azul está constantemente avaliando oportunidades para fortalecer sua malha aérea e ampliar a conectividade das regiões atendidas. A retomada dos voos para Parnaíba é resultado da combinação entre demanda, potencial de desenvolvimento da região e o esforço conjunto realizado com o Governo do Piauí”, destacou Cesar Grandolfo, diretor de Relações Institucionais da companhia.

Atualmente, a Azul mantém operações regulares em Teresina, com cerca de 180 voos mensais entre pousos e decolagens. A companhia oferta mais de 30 mil assentos por mês na capital piauiense, conectando o estado aos aeroportos de Recife (PE), Confins (MG) e Viracopos (SP), considerados os principais hubs da empresa.

Fonte: Iinstagram/viajandocomoluiz

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Lula cavou encontro com Trump, mas foi ignorado e passou vergonha na reunião do G7

Lula (PT) foi solenemente ignorado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apesar de suas tentativas, quem sabe, para conseguir um aperto de mão no G7, em Evian, na França. Ele chegou na véspera, tentando cavar o encontro, mas foi inútil. Trump não lhe deu espaço nem mesmo quando estavam a um metro de distância, enquanto os chefes de Estado e de Governo presentes procuravam se posicionar para a foto oficial. O vexame do brasileiro foi construído por ele mesmo.
A assessoria de Lula divulgou a versão de que Lula teria conseguido cumprimentar Trump durante a noite, após um concerto organizado pelo anfitrião, Emmanuel Macron, no hotel onde se realiza a cúpula. O suposto cumprimento não foi confirmado por fonte isenta e nem por registro de foto ou vídeo.

Longe, ele ataca
Dias antes da humilhante tentativa de prosa em Evian, Lula chamou o presidente americano de “imbecil” e atacou seu secretário de Estado.

Perto, ele recua
Os insultos de Lula ocorreram dias depois de Trump receber o brasileiro em Washington com delicadeza, ouvindo sua conversa mole por 1h30.

Insulto não se esquece
Lula hostiliza Trump desde quando o chamou de “nazista”, na campanha presidencial americana. Agora, não consegue nem abrir negociação.

Mentiras de palanque
Bravatas eleitoreiras do tipo “não é um gringo que vai dar ordem a este presidente” eram lorotas. No caso, Trump não deu ordem alguma a Lula.
Fonte: Cláudio Humberto

sexta-feira, 12 de junho de 2026

Conta de luz deve subir 8,6% em 2026, acima da inflação

A conta de luz terá uma alta média de 8,6% em 2026, segundo boletim divulgado nesta sexta-feira (12) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O percentual supera as estimativas de inflação usadas pela própria agência, de 4,9% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e de 5,8% para o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) em 2026.
Segundo a reguladora, a alta é explicada principalmente pelo aumento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), pelos custos de energia e por componentes financeiros incorporados às tarifas. A agência afirma que os componentes financeiros de 2026 e os retirados de 2025 têm impacto agregado de 4,3% no efeito tarifário médio do país.

A CDE financia subsídios e políticas públicas do setor elétrico, como a tarifa social, descontos a fontes incentivadas (projetos de energia solar, eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas), programas de universalização e custos das áreas que não estão conectadas ao SIN (Sistema Interligado Nacional), a grande rede elétrica que integra quase todo o país.

A Aneel estima que os encargos setoriais, grupo que inclui a CDE, responderão por 20,6% da composição média da tarifa residencial em 2026, sem tributos.

A tarifa residencial B1, usada como referência para consumidores residenciais comuns, deve chegar a R$ 851 por Megawatt-hora (MWh) em dezembro de 2026, segundo a Aneel. O valor não inclui tributos.

A composição estimada para este ano é de R$ 354 por MWh em energia, R$ 262 por MWh em distribuição, R$ 175 por MWh em encargos setoriais e R$ 60 por MWh em transmissão.

Subsídios
O boletim também mostra que os subsídios tarifários somaram R$ 55 bilhões no acumulado de junho de 2025 a maio de 2026, em média móvel. O dado aparece no chamado “subsidiômetro” da Aneel.

Entre os fatores que pressionam a tarifa, a Aneel cita a CDE Uso, parcela da Conta de Desenvolvimento Energético usada para bancar subsídios e políticas públicas do setor elétrico, com impacto de 3,0%.

Na direção contrária, a CDE GD, ligada à compensação de custos da geração distribuída, principalmente energia solar em telhados e pequenos empreendimentos, reduz o efeito médio em 1,6%.

A Aneel também cita a CVA Energia, mecanismo usado para compensar diferenças entre custos previstos e realizados, como um dos principais fatores de alta. O item tem impacto positivo de 2,9%. A CDE-Encargos também aparece com impacto de 2,9%.

Na direção contrária, a devolução de créditos de PIS/Cofins reduz o efeito médio em 1,6%. Os recursos de UBP também reduzem a tarifa em 1,6%, segundo a agência.

O boletim afirma que os recursos de UBP não estavam na previsão divulgada em março. O montante estimado para 2026 é de R$ 4,3 bilhões, com impacto de redução de 1,6 ponto percentual no efeito médio Brasil.

A agência também revisou a estimativa de devolução de PIS/Cofins. O valor caiu de R$ 6,4 bilhões para R$ 5,3 bilhões, o que reduziu o potencial de alívio tarifário, de acordo com o boletim.

Alívio no Norte e Nordeste
Mesmo com a previsão de alta na média nacional, clientes de 22 distribuidoras terão desconto na conta de luz. O alívio, que pode chegar a 5,8%, será para consumidores atendidos por distribuidoras em áreas da Sudam e da Sudene, que abrangem principalmente Estados do Norte e do Nordeste. Também entram na lista Mato Grosso e partes de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O abatimento será pago com recursos de UBP, uma compensação ligada ao uso de bens públicos por geradoras de energia. Contudo, o percentual definitivo será conhecido depois da conclusão dos processos tarifários das distribuidoras beneficiadas em 2026.

Bônus de Itaipu deve aliviar contas em agosto
O boletim também informa que consumidores residenciais e rurais do SINI com consumo mensal inferior a 350 kWh poderão receber crédito na fatura em agosto.

O chamado Bônus de Itaipu é aplicado quando há resultado positivo na Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu. A área técnica da Aneel propôs mudar o mês de aplicação do crédito de julho para agosto a partir de 2026.

A proposta ainda precisa ser aprovada pela diretoria da Aneel antes de entrar em vigor.
SBT News

Mulher morre atropelada por veículo ao tentar atravessar a BR 316

Uma mulher identificada como Francisca Maria morreu na manhã desta sexta-feira (12) após ser atropelada por um veículo na BR 316, na entrada do município de Demerval Lobão, região Metropolitana de Teresina.
Em entrevista ao GP1, a irmã da vítima, identificada como Juraci da Silva Dourado, afirmou que Francisca Maria foi atingida por um caminhão-tanque e relatou que a vítima tinha o hábito de atravessar a rodovia. “Na travessa veio o carro, aqueles carros que carregam combustível. O caminhão-tanque bateu nela. Ela mora do outro lado e tinha o costume de passar por aqui”, disse.

Ela também relatou que populares ainda teriam tentado alertar a vítima no momento da travessia. “Teve gente que gritou pra ela não atravessar, mas não deu tempo. Acho que o caminhão vinha rápido”, completou.

Segundo relatos colhidos na ocorrência, a violência do atropelamento foi tão forte que a vítima teve a cabeça esmagada.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Polícia Científica foram acionadas para atender à ocorrência e realizar os procedimentos necessários. O Instituto Médico Legal (IML) de Teresina também foi acionado para a remoção do corpo. O trânsito na região ficou lento durante o trabalho das equipes.

JAYTA'S BUFFET, O SEU MAIS NOVO ESPAÇO DE EVENTOS!

JAYTA'S BUFFET, O SEU MAIS NOVO ESPAÇO DE EVENTOS! NOSSO AMBIENTE ESTÁ PREPARADO PARA RECEBER A SUA COMEMORAÇÃO. A SUA FESTA É A NOSSA TAMBÉM.  UM AMBIENTE PARA ATENDER QUALQUER RECEPÇÃO, SEJA ELA, ANIVERSÁRIOS EM GERAL, CONFRATERNIZAÇÕES,  CHURRASCOS, HAPPY HOURS E MUITO MAIS. 
VOCÊ, NOSSO CLIENTE, FAÇA A SUA ESCOLHA E PEÇA JÁ SEU ORÇAMENTO.
CONTATO: (86) 99461-7182

Bicicleta roubada é recuperada pela Polícia Civil e devolvida ao proprietário em Parnaíba

Uma bicicleta que havia sido roubada durante uma ação criminosa registrada na Avenida Pinheiro Machado, em Parnaíba, foi recuperada pela Polícia Civil e devolvida ao seu proprietário nesta quarta-feira (10).
De acordo com informações da investigação, o roubo aconteceu no dia 9 de fevereiro deste ano, por volta das 22h, nas proximidades do SESI e da agência da Caixa Econômica Federal localizada na Avenida Pinheiro Machado. Na ocasião, a vítima relatou ter sido abordada por um homem e uma mulher. Armado com uma faca, o suspeito teria ameaçado a vítima e levado a bicicleta.

Após o registro da ocorrência, a vítima compareceu à delegacia e realizou o reconhecimento formal do homem apontado como autor do crime. Durante o interrogatório, o suspeito informou aos policiais que havia vendido a bicicleta e indicou o endereço onde o veículo estaria.

Com base nas informações obtidas durante a investigação, equipes da Polícia Civil cumpriram um mandado de busca e apreensão no imóvel indicado pelo investigado. A ação ocorreu na manhã desta quarta-feira (10), por volta das 10h, resultando na localização e recuperação da bicicleta.

Segundo a polícia, o morador da residência não estava no local no momento do cumprimento da medida judicial. Após os procedimentos legais, a bicicleta foi devolvida ao legítimo proprietário ainda na tarde do mesmo dia.

Fonte: Portal PHB em Nota

17 piauienses acertam a quadra da Mega-Sena e faturam prêmio entre R$ 737,17 e R$ 4.423,02

O concurso 3017 da Mega-Sena, sorteado nesta quinta-feira (11/06), de acordo com informações da Caixa Econômica Federal, 17 piauienses acertaram a quadra e faturaram um valor entre R$ 737,17 e R$ 4.423,02.

Os números sorteados foram: 04 - 06 - 26- 28 - 32 - 45. Referente ao prêmio principal, nenhum apostador acertou as seis dezenas e prêmio acumulou e está estimado em R$ 12 milhões para o próximo sorteio.

O próximo sorteio da Mega-Sena ocorrerá neste sábado (13/06), a partir das 20h30. As apostas podem ser feitas até as 20h, tanto nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o Brasil quanto pela internet, através dos canais oficiais de apostas. O valor da aposta simples, com seis números, é de R$ 6,00.

Confira as cidades dos ganhadores:

• Amarante - 01 ganhador

• Bom Jesus - 01 ganhador

• Floriano - 01 ganhador

• Padre Marcos - 01 ganhador

• Parnaíba - 01 ganhador

• Picos - 03 ganhadores

• Piripiri - 01 ganhador

• Santana do Piauí - 01 ganhador

• Teresina - 07 ganhadores

PF rejeita segunda proposta de delação premiada de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal (PF) rejeitou pela segunda vez a proposta de delação premiada apresentada pelo banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, preso em Brasília sob acusação de liderar um esquema bilionário de fraudes financeiras. Segundo as investigações, os prejuízos provocados pelas supostas irregularidades podem chegar a R$ 12 bilhões. Apesar da nova negativa, as negociações para um eventual acordo continuam em andamento junto à Procuradoria-Geral da República (PGR).

De acordo com informações da investigação, a segunda versão da proposta de colaboração premiada foi recusada porque o conteúdo apresentado pela defesa de Vorcaro teria acrescentado poucas informações em relação ao que já foi descoberto pelos investigadores.

Integrantes da força-tarefa avaliam que o material entregue não trouxe elementos considerados relevantes para o avanço das apurações. Nos bastidores, investigadores afirmam que havia a percepção de que o banqueiro estaria tentando preservar pessoas próximas, sem apresentar informações mais abrangentes sobre o suposto esquema.

A primeira proposta de delação já havia sido rejeitada pela PF no mês passado. Mesmo assim, as tratativas seguem ocorrendo de forma conjunta entre a PF e a PGR, responsáveis por analisar a viabilidade de um eventual acordo.

Celulares apreendidos ampliaram investigação

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu mais de oito celulares pertencentes a Daniel Vorcaro. Segundo os investigadores, a análise inicial de parte dos aparelhos revelou indícios de que o caso pode ultrapassar o âmbito das fraudes financeiras.

As apurações apontam possíveis ligações com crimes como corrupção, organização criminosa e até o uso de uma suposta milícia privada para monitorar adversários e acessar informações sigilosas. O material extraído dos dispositivos continua sendo periciado pelas autoridades.

Transferência para cela comum

No mês passado, a pedido da Polícia Federal, Vorcaro também foi transferido para uma cela comum na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. Desde então, ele passou a seguir as regras internas da corporação, incluindo restrições relacionadas ao recebimento de visitas.

Antes da mudança, o banqueiro ocupava uma sala com características de Estado-Maior, estrutura semelhante à utilizada para custodiar o ex-presidente Jair Bolsonaro entre novembro de 2025 e janeiro deste ano.

Fonte: Meio News

Carreta carregada de algodão perde o controle e tomba no Sul do Piauí

Na manhã desta quinta-feira (11), uma carreta carregada de algodão perdeu o controle e tombou na PI-247, no município de Uruçuí, no Sul do Piauí. O acidente foi registrado pela passageira de um carro de passeio que trafegava logo atrás do veículo. As imagens foram divulgadas nas redes sociais e mostram o momento exato do tombamento.

Gente, vocês não sabem o que que eu acabei de filmar, presenciar bem na minha frente e eu estava filmando no momento. Não, impressionante. Uma carreta tombou. Mas só a parte de trás. Graças a Deus, o cavalinho do motorista ficou lá. Porque é de dois o que fala? Nove eixos. Aí o da frente ficou e o de trás tombou. Eu falei: "Meu Deus do céu, deixa eu filmar". Gente, não deu 1 minuto, o caminhão tombou. Que dó. Meu Deus do céu, disse Lara Corrales.

Segundo informações divulgadas pelo Portal O Picoense, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar foram acionadas para atender a ocorrência. O motorista não ficou ferido.

Fonte: Portal MeioNews